sexta-feira, 18 de março de 2016

Glossário 


Ad infinītum- que não tem fim ou limite.

Átomo- O átomo é a menor partícula capaz de identificar um elemento químico e participar de uma reação química.

Bósons- são as partículas que têm spin inteiro e que, portanto, não são limitadas pelo princípio da exclusão de Pauli (princípio da mecânica quântica onde dois férmions idênticos não podem ocupar o mesmo estado quântico simultaneamente), como os férmions de spin semi-inteiros.

Constante de Planck- é representada pela letra h, e é uma das constantes fundamentais da Física, usada para descrever o tamanho dos quanta. Tem um papel fundamental na teoria da Mecânica quântica, aparecendo sempre que fenómenos relacionados à mecânica quântica são estudados.

Constante universal- dos gases perfeitos. A constante universal dos gases perfeitos é uma constante física que relaciona a quantidade de um gás (medida em número de moléculas) com a pressão e a temperatura. Um gás perfeito é um gás imaginário que respeita estaconstante a qual assume que o volume da molécula é zero.

Elétrons- "giravam" em torno de si mesmos, e embora geralmente associado à ideia de momento magnético das partículas uma vez que partículas carregadas, quando em movimento de rotação, da mesma forma que uma volta de fio percorrido por uma corrente elétrica, produzem campos magnéticos, esta descrição não é adequada para os nêutrons, que não possuem carga elétrica;

Energia cinética- é a forma de energia que os corpos em movimento possuem. Ela é proporcional à massa e à velocidade da partícula que se move. A energia é um conceito que está envolvido em vários momentos do nosso dia a dia.

Free and easy- livre e fácil

Férmions- No modelo padrão da física de partículas, todas as partículas que constituem a matéria (quarks e elétrons) são férmions, assim como as partículas a elas relacionadas (múon, o taúon e os neutrinos). Todas as partículas que geram forças (fótons, glúons e partículas W e Z), são bósons.

Fótons- são bósons e possuem Spin igual a um. A troca de fótons (virtuais1) entre as partículas como os elétrons e os prótons é descrita pela eletrodinâmica quântica, a qual é a parte mais antiga do     Modelo Padrão da física de partículas.
Gedanken- mente

Íons- são átomos que perdem ou ganham elétrons durante reações, eles se classificam em ânions e cátions.

Anion- (íon negativo)- átomo que recebe elétrons e fica carregado negativamente. Exemplos: F-1, O-2. 

Cátion- átomo que perde elétrons e adquire carga positiva.

Ligação covalente- é uma ligação química caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos, causando uma atração mútua entre eles, que mantêm a molécula resultante unida. O nome ligação covalente surgiu em 1939.

Ligação dupla- É o compartilhamento de 2 pares de elétrons e pode ser representada por um traço duplo ( ). Exemplos:  Entre os átomos de oxigênio existe uma ligação covalente do tipo dupla que  representa 2 pares de elétrons compartilhados.

Ligação iônica- é formada pela atração eletrostática entre íons de cargas opostas, positivos (cátions) e negativos (ânions).Nesta ligação a transferência de elétrons é definitiva.

Mecânica quântica- é a teoria física que obtém sucesso no estudo dos sistemas físicos cujas dimensões são  próximas ou abaixo da escala atômica, tais como moléculas, átomos, elétrons, prótons e de outras partículas subatômicas, muito embora também possa descrever fenômenos macroscópicos em diversos casos.

Momentum- é a famosa quantidade de movimento e depende apenas da massa e da velocidade do objeto envolvido. 

Nêutrons- são partículas atômicas, ou seja, fazem parte da composição dos átomos. Os nêutrons foram identificados pela primeira vez em 1932, pelo físico inglês James Chadwick (1891-1974). Esse  cientista realizava  experimentos com radioatividade quando constatou apresença de uma partícula    que não possuía carga elétrica, ele a batizou de Nêutron (carga nula).

Píons- são os mésons leves e são instáveis​​, sendo que os píons carregados π+ e π− se deterioram depois de um tempo de vida média de 26 nanossegundos, enquanto o píon π0 neutro deteriora-se em um tempo ainda mais curto. Píons carregados normalmente decaem em múons e neutrinos do múon e píons neutros em raios gama.

Princípio de Exclusão de Pauli- Não existem dois elétrons em um átomo que podem ter números quânticos idênticos. Este é um exemplo de um princípio geral que se aplica não só para elétrons, mas também a outras partículas de spin semi-inteiros (os férmions).

Pósitron- o elétron com carga positiva. É estranho pensar nessa definição, uma vez que o normal é elétrons com carga negativa. Mas neste caso as partículas são produzidas artificialmente. A formação de um pósitron acontece quando um próton no núcleo decai dentro de um nêutron e um elétron é carregado positivamente.
Prótons- partículas atômicas que foram descobertas através dos experimentos científicos de Ernest Rutherford (1871-1937) e do físicoElgen Goldstein (1850-1930).

Quantum- Quantidade determinada, proporção de uma grandeza em uma divisão, um conjunto 

Física- Descontinuidade elementar de uma grandeza quantificada (esp. da energia). A teoria dos quanta ou teoria quântica, criada por Planck em 1900, afirma que a energia radiante tem como matéria uma estrutura descontínua; não pode existir senão sob a forma de grânulos, ou quanta, de valor h v, onde h é uma constante universal de valor 6,624 x 10-34 J.s, e v. a frequência da radiação. Esta teoria é a base de toda a física moderna.

Quark Bottom- ou quark b é um quark de terceira geração, de carga elétrica −¹⁄3 e. Ele corresponde ao segundo quark mais pesado, com uma massa de 4,2 GeV, sendo apenas mais leve que o quark top. Ele interage por meio de todas as quatro forças fundamentais.

Ricochetear- Saltar de ricochete: a bala ricocheteou e atingiu quem não devia.

Spin- Em mecânica quântica o termo spin (em inglês "girar") associa-se, sem rigor, às possíveis orientações que partículas subatômicas carregadas como protões (ou prótons Br), electrões (ou elétrons Br) e alguns núcleos atómicos podem apresentar quando imersas em um campo magnético.

Variáveis ocultas- Na física, uma teoria das variáveis ocultas é defendida por uma minoria de físicos que argumentam que a natureza estatística da mecânica quântica implica que ela é incompleta;ela é  realmente aplicável somente ao conjuntos de partículas; novos fenômenos físicos além da mecânica quântica são necessários para explicar um evento individual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário